Sustentabilidade 2022

Para um futuro sustentável

Desenvolvemos soluções sustentáveis e acionamentos altamente eficientes para clientes. Para isso, desenvolvemos tecnologias inovadoras que ajudam a melhor superar os desafios dos nossos tempos. Ao mesmo tempo, reconhecemos a nossa responsabilidade na sociedade: a maxon faz um tratamento cuidadoso das suas matérias-primas, otimiza processos e moderniza edifícios. Mas o foco são as pessoas. A segurança e o bem-estar de quem trabalha para nós estão primeiro.  

O nosso acionamento para as pessoas e o meio ambiente

Como empresa familiar suíça tradicional, uma produção e uma economia sustentáveis sempre fizeram parte do nosso ADN. Pensamos a longo prazo e queremos salvaguardar a nossa subsistência. Por isso, modernizamos continuamente os nossos edifícios, de forma a garantir uma operação o mais inclusiva e o mais energicamente eficiente possível. Reciclamos materiais. E envolvemo-nos em projetos inovadores para o meio ambiente. Leia os pontos mais importantes do nosso compromisso nesta página.  

  • 817

    MWh

    Energia solar produzida de forma própria 

  • 3636

    t CO2e

    Emissões de gases com efeito de estufa escopo 1 e 2 (com base no local) 

  • 31,2

    %

    Taxa de reciclagem 

Eugen Elmiger

CEO

maxon Group

Impulsionamos a investigação e o desenvolvimento para integrarmos os desafios do nosso tempo. Os nossos produtos e edifícios são energicamente eficientes. E estamos ligados às populações locais em todas as nossas regiões. 

Para as pessoas que trabalham connosco

Um ambiente de trabalho marcado pela confiança e pelo respeito

O sucesso da maxon não seria possível sem as pessoas que trabalham para nós. São elas que destacam a nossa empresa, que entusiasmam os nossos clientes e que desenvolvem as tecnologias que nos fazem avançar. A grande responsabilidade perante os colaboradores está profundamente enraizada na nossa empresa familiar. Pensamos em todas as gerações e estamos felizes por ter muitas pessoas a trabalhar connosco há muitos anos, e por entretanto também acolher os seus filhos. 

Para o nosso meio ambiente

Responsabilidade perante as futuras gerações

As alterações climáticas e a perda de biodiversidade, assim como a excessiva utilização dos recursos do nosso planeta ameaçam a nossa subsistência. A maxon quer assumir a sua responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade na sua atividade empresarial, de forma a permitir às próximas gerações um futuro condigno. É isso que defendemos no Código de Conduta que se aplica a todo o grupo. Prestamos atenção aos impactos da nossa atividade e dos nossos produtos no meio ambiente. O nosso objetivo é reduzir os efeitos negativos no meio ambiente e no clima, e nomeadamente reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. 

A nossa responsabilidade

Uma bússola de valores para uma ação ética e produtos de confiança

A forma como exercemos as nossas atividades e tomamos decisões baseia-se em princípios e valores morais: elevado nível de qualidade e desempenho, assim como interações respeitosas, tanto a nível interno como externo. Isto não só protege a reputação da maxon, como também é pré-requisito para parcerias fortes. Para alcançar o progresso – para a sociedade, para as pessoas e para o meio ambiente. 

  • Total

    17.203

    MWh

    Consumo total de energia 

  • 7,3

    %

    Investimentos na investigação e no desenvolvimento, assim como na produção de protótipos em relação ao volume de negócios 

  • 50,5

    %

    Mulheres na força de trabalho 

Histórias de sucesso

Projetos inovadores

Os acionamentos eficientes e o know-how da maxon impulsionam as inovações a nível mundial. Com isso, prestamos também um importante contributo para as pessoas e o meio ambiente. Pode ler aqui três histórias de progresso que selecionámos. 

  • maxon Story

    Andar em nome da ciência

    A paraplegia não impede Werner Witschi de correr vários quilómetros. A motivação do suíço de 64 anos: tornar os exoesqueletos mais adequados à utilização quotidiana por pessoas com deficiência. É este o motivo que leva Werner Witschi a competir novamente como piloto na CYBATHLON 2024 na ETH Zurich. E, se tudo correr bem, com uma inovação mundial.
    Mais informações
  • maxon Story

    Uma aventura com um grande objetivo

    De lagarta voraz a borboleta modesta: Louis Palmer recorre a este poderoso símbolo de sustentabilidade com o seu projeto “Solar Butterfly” (em português, “Borboleta Solar”) para chamar a atenção para as alterações climáticas. Durante cerca de um ano, a Tiny House movida a energia solar tem andado em viagem com equipas rotativas, visitando projetos direcionados para o futuro. Que primeiras conclusões podemos tirar e para onde nos leva a viagem da borboleta?
    Mais informações
  • paravalux1maxon inside

    “O nosso objetivo desde o início: zero emissões”

    Unir as três unidades de produção e escritórios num só lugar e reunir todos os colaboradores numa grande família Parvalux — esta foi a motivação por detrás da nova sede principal da Parvalux, uma empresa adquirida pelo grupo maxon em 2018. Mas o novo edifício tornou-se em algo mais: nomeadamente, numa afirmação em termos de sustentabilidade. Doug Sheppard, Managing Director da Parvalux, sobre materiais energeticamente eficientes, energias renováveis e o valor de se ter o seu próprio jardim.
    Mais informações
  • 8,3

    anos

    Número médio de anos de serviço 

  • 82,9

    %

    Colaboradores a tempo inteiro.

  • 12,3

    %

    Taxa de flutuação 

Norbert Bitzi

CFO

membro da direção

“A sustentabilidade não só tem a ver com o meio ambiente, mas também com as pessoas.” 

Relatório de sustentabilidade de 2022

A norma GRI

O relatório de sustentabilidade foi criado de acordo com as normas GRI atuais, pelo que a maxon usa uma prática de elaboração de relatórios internacionalmente reconhecida e amplamente divulgada. O índice GRI baseia-se na matriz de materialidade atual da maxon, que a empresa criou em 2022 com a ajuda de grupos interessados internos e externos. As informações relevantes estão apresentadas de forma transparente no relatório de sustentabilidade de 2022 e são complementadas com outros dados do índice (ver também o relatório impresso, pág. 52). 

Relatório de sustentabilidade de 2022

Transferir agora

Quer saber mais e aprofundar os temas da sustentabilidade da maxon? Através desta hiperligação, pode transferir o último relatório de sustentabilidade de forma rápida e simples. Boa leitura!