Soluções de acionamento para a tecnologia médica

Pessoas. Medicina. Tecnologia.

O avanço da tecnologia médica é extremamente rápido. As ferramentas são cada vez mais pequenas e mais precisas, os robôs auxiliam os cirurgiões durante as operações e as próteses de última geração permitem realizar sequências de movimento naturais. Os acionamentos da maxon viabilizam novas e melhores tecnologias, que ajudam pessoas em todo o mundo a desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

  • Acionamentos médicos autoclaváveis até

    2000

    x

  • São filtrados aprox.

    4,4

    milhões

    de partículas da nossa sala limpa

  • Até

    30

    x

    por hora de renovação do ar nas nossas salas limpas

Certificação

A maxon possui a certificação SN EN ISO 13485.

Cumprimos todas as exigências relativas aos produtos médicos: a conceção e o fabrico são realizados pela maxon; os potenciais riscos para os pacientes são reduzidos para um mínimo absoluto.

Os acionamentos maxon SN EN ISO 13485 personalizados podem ser certificados sob consulta

É garantida a rastreabilidade dos processos e das matérias-primas

Materiais termoplásticos verificados de acordo com a norma SN EN ISO 13100

Soluções de projeto em conformidade com MDR (Medical Device Regulation)

Possibilidade de montagem em sala limpa conforme as normas BPF/GMP e ISO classe 8 para produtos personalizados

Os acionamentos esterilizáveis são testados em autoclave

Sistema de gestão de qualidade de acordo com a norma SN EN ISO 9001

Sistema de gestão ambiental de acordo com a norma SN EN ISO 14001

Tecnologia médica

Sabemos o que a tecnologia médica exige.

Em praticamente nenhuma outra indústria as exigências são tão elevadas como na tecnologia médica. A nossa Business Unit Medical desenvolve e produz sistemas de acionamento para várias aplicações médicas, que cumprem na íntegra estas exigências — e que também podem ser completamente personalizados, se necessário.

Esterilizável

Vibrações mínimas

Baixo aquecimento

Elevada densidade de potência com um tamanho compacto

Acionamentos

Enorme potência & Eficiência energética

DCX

Os motores DCX maxon convencem pela sua densidade de binário e pelo seu funcionamento silencioso inigualáveis. A construção robusta e o rotor maxon não ferroso tornam-no um acionamento dinâmico para praticamente qualquer aplicação. Escolha entre escovas de grafite e de metais preciosos, rolamentos sinterizados e de esferas, e muitos outros componentes configuráveis.

  • Elevada densidade de binário
  • Constante mecânica de tempo
  • Rotor interno de múltiplos polos
  • Conexão elétrica
  • Design robusto

ECX SPEED

A linha de motores sem escovas ECX SPEED está otimizada para velocidades elevadas (de até 120 000 min-1). Dependendo da aplicação, encontram-se disponíveis diferentes versões: Standard, High Power, esterilizável (até 2000 ciclos), interface mecânica ou elétrica, assim como com rolamento de cerâmica para velocidades superiores. 

  • Extremamente silencioso e quase sem vibrações
  • Aquecimento mínimo
  • Nenhum binário de retenção
  • Opções de sensores
  • Configurável online

ECX TORQUE

Elevada densidade de binário e dinâmica incomparável: os motores ECX TORQUE sem escovas garantem elevados binários a partir do enrolamento ferroso e do design de rotor multipolar. A sua construção garante a mais elevada qualidade e uma longa vida útil.

  • Elevada densidade de binário
  • Constante mecânica de tempo
  • Rotor interno de múltiplos polos
  • Conexão elétrica
  • Design robusto
  • Configurável online

ECX Prime

Os motores sem escovas ECX PRIME oferecem velocidades elevadas e binários igualmente elevados num design de motor único. Equipados com materiais magnéticos e ferrosos, apresentam um comportamento de binário/velocidade extremamente robusto, juntamente com uma dinâmica de controlo excelente. 

  • Binários elevados
  • Velocidades elevadas
  • Nenhum binário de retenção
  • Sensores integrados
  • Elevada capacidade de carga

Ir para a loja

Configurações

Todos os projetos precisam de ideias novas

Por esse motivo, os acionamentos maxon são configuráveis. A nossa oferta inclui soluções de base para o setor médico, cujos componentes estão perfeitamente adaptados e são utilizados numa grande variedade de aplicações. Além disso, os acionamentos maxon podem ser configurados de forma a cumprir as exigências mais complexas ou mais específicas dos projetos.

Soluções de acionamento para a tecnologia médica

Transfira já as brochuras

Obtenha uma visão geral das possibilidades de aplicação na área da tecnologia médica e saiba mais sobre as nossas gamas de produtos mais importantes para aparelhos, tais como implantes ativos, bombas de insulina, robôs cirúrgicos, instrumentos elétricos ou próteses de mãos e de pés.

Gestão de projetos

Uma colaboração bem-sucedida necessita de parceiros fortes.

A nossa experiência de mais de 60 anos é aplicada às exigências individuais de aplicações médicas complexas na gestão de projetos. 

Nas equipas de desenvolvimento maxon trabalham engenheiros e técnicos experientes, que prestam apoio aos nossos clientes, desde a fase de especificação até ao início da produção — e daí em diante. Garantimos a transparência constante, a flexibilidade e um fluxo de informação proativo.

A nossa equipa interdisciplinar de especialistas médicos tem todo o gosto em prestar-lhe apoio nas suas tarefas individuais.

Conceito
Design 
Protótipo
Pré-série
Série-piloto
Produção em série

Juntamente com o cliente, a equipa maxon desenvolve um conjunto abrangente de soluções. A partir de uma pesquisa e do maior número possível de implementações técnicas alternativas, é ponderada a versão mais eficiente e económica, num curto espaço de tempo. 

Corporate Blog

Histórias de sucesso

As novas tecnologias podem minimizar os riscos médicos e permitir a realização de tratamentos ou procedimentos cirúrgicos mais eficientes e menos invasivos. Os motores maxon têm um desempenho fiável em aparelhos de alta precisão.
Ir para o blogue
Paul-Born-in-Viennamaxon Story

O bebé de alta tecnologia que salva vidas

O peito do pequeno corpo move-se lentamente para cima e para baixo, veias e artérias são visíveis por baixo da sua fina pele. O batimento cardíaco é regular. Um bebé real? Não propriamente.
Mais informações
160101-PRECEYES-Surgical-System-Copyright-and-courtesy-Preceyes

Visão 20/20: uma estreia mundial na cirurgia ocular

Embora atualmente os sistemas de assistência robótica estejam disponíveis para a maior parte dos tipos de cirurgia, a cirurgia ocular costumava ser uma exceção. Uma equipa neerlandesa contribuiu para essa mudança. A primeira operação a utilizar o sistema foi bem-sucedida.
Mais informações
AlfaPump-15_dunkelmaxon Story

Um sistema de bombagem eficiente para uma melhor qualidade de vida.

Os sistemas de bombagem implantáveis são utilizados no tratamento médico de muitas doenças – como a ascite. Doenças graves originam frequentemente este sintoma. Para regular de forma controlada a acumulação de líquidos na região abdominal, a Sequana Medical desenvolveu um implante ativo. Motores EC maxon no dispositivo garantem um desenrolar suave e uniforme dos movimentos da bomba.
Mais informações
Ir para o blogue

Perguntas frequentes

  • Os motores maxon com escovas são autoclaváveis?

    Não. Os nossos motores com escovas não foram tecnicamente concebidos para o autoclave. Os motores sem escovas assinalados de forma especial encontram-se identificados no catálogo como “esterilizáveis”. Estes acionamentos foram concebidos para o processo de autoclave a 134 °C +/-4 °C, cem por cento de humidade relativa, 2,3 bar de pressão e 18 min de duração de ciclo. Por norma, estes acionamentos são concebidos para aprox. 1000 ciclos. São possíveis procedimentos de esterilização à base de ETO para todos os produtos de catálogo, sem restrições.

  • Qual é a vida útil dos motores e dos redutores?

    Não é possível responder a esta pergunta de forma geral, sendo que é necessário testar em função de cada aplicação específica. A temperatura, a humidade, a carga, os ciclos de carga, etc., têm uma influência significativa na vida útil dos componentes.

  • Que tecnologia de motor de base é utilizada para os implantes?

    Como solução de acionamento, a maxon utiliza exclusivamente motores sem escovas para unidades implantáveis. Isto é realizado a partir de uma abordagem baseada em riscos, uma vez que os motores com escovas miniaturizados são mais propensos a falhas, devido à sua construção.

  • De acordo com que padrão de qualidade estão certificados os acionamentos maxon?

    A certificação de base de todos os produtos de catálogo é a ISO 9001. Para aplicações personalizadas, podem ser implementadas as exigências da norma ISO 13485, após consulta.

Contacto

Ainda tem alguma dúvida?

A nossa equipa de especialistas médicos encontra-se à sua disposição.